Picape mais vendida do Brasil ganha nova geração depois de 2 décadas.

Além de renovação visual, cabine dupla agora tem 4 portas e capacidade para 5 passageiros.

Nova geração da Fiat Strada Marcelo Brandt/G1 A Fiat lançou nesta sexta-feira (26) a segunda geração da Strada.

O modelo já havia sido mostrado em março, e avaliado pelo G1 na versão topo de linha.

No entanto, o lançamento acabou sendo adiado por conta da pandemia do coronavírus.

VÍDEO: como anda a nova Strada A nova Strada é a picape mais vendida do Brasil há mais de 10 anos, e uma das maiores novidades da indústria automotiva em 2020.

Ao todo, são 5 combinações, alternando três versões com duas opções de cabine.

Veja abaixo todos os preços e itens de série, e compare com os valores da geração anterior: Preços Endurance cabine simples - R$ 63.590 (mesmo preço da antiga Hard Working) Endurance cabine dupla - R$ 74.990 (antiga Hard Working era R$ 76.290) Freedom cabine simples - R$ 69.490 (mesmo preço da antiga) Freedom cabine dupla - R$ 77.990 (antiga era R$ 82.990) Volcano cabine dupla - R$ 79.990 (antiga Adventure era R$ 84.990) Itens de série Fiat Strada Endurance Cabine Plus Divulgação/Fiat Endurance: ar-condicionado, direção hidráulica, computador de bordo, preparação para som, assistente de partida em rampas, controles de tração e estabilidade, volante com regulagem de altura, protetor e iluminção de caçamba e rodas de aço de 15 polegadas com calotas.

Cabine dupla inclui airbags laterais e fixação Isofix.

Fiat Strada Freedom Cabine Plus Divulgação/Fiat Freedom: mesmos itens da Endurance mais direção elétrica, retrovisores, vidros e travas elétricas, banco do motorista com ajuste de altura, faróis de neblina, para-choques, maçanetas e capa dos retrovisores na cor da carroceria, rádio com entrada USB, rodas de liga leve de 15 polegadas, computador de bordo com tela 3,5 polegadas e sensor de pressão dos pneus.

Cabine dupla inclui airbags laterais e fixação Isofix.

Fiat Strada Volcano Divulgação/Fiat Volcano: mesmos itens da Freedom mais faróis de LED, bancos com revestimento parcial em couro, vidros elétricos traseiros, central multimídia Uconnect de 7 polegadas, câmera de ré, sensor de ré, duas entradas USB, volante revestido em couro, capota marítima, rack de teto e rodas de liga-leve de 15 polegadas com pneus de uso misto. Opcionais Endurance: Pack Worker - R$ 2.500: alarme, travas e vidros elétricos, break light, fechadura elétrica na caçamba, comando elétrico na tampa do combustível e banco do motorista com ajuste de altura; Pack Audio - R$ 1.500 : rádio, alto-falantes, entrada USB e volante multifuncional; Pack Tech - R$ 3.490: central multimídia Uconnect de 7 polegadas, tela de 3,5 polegadas no quadro de instrumentos, alto-falantes, duas entradas USB, volante de couro multifuncional, câmera de ré e sensor de estacionamento. Freedom: Pack Tech - R$ 2.990: central multimídia UConnect com tela de 7 polegadas, alto-falantes, câmera de ré e sensor de estacionamento. Volcano: Rodas de liga leve de 16 polegadas - R$ 2.300 Antiga Hard Working segue Fiat Strada Hard Working Divulgação A Fiat também vai manter uma versão da antiga Strada.

A configuração escolhida foi a Hard Working com cabine simples.

Seu preço, no entanto, foi reduzido de R$ 63.590 para R$ 61.590. Duas décadas A Fiat levou vinte anos para renovar totalmente a Strada.

Nesse intervalo, mesmo já veterana, a picape se mantém na liderança entre os veículos comerciais, quase sem ser incomodada.

Nessa nova geração, a Fiat aproveitou algumas peças de outros modelos.

As portas dianteiras e o para-brisa, por exemplo, vieram do Mobi.

Quadro de instrumentos, volante e alavanca de câmbio também são compartilhados com o Uno.

Cabine da Fiat Strada tem diversos elementos compartilhados com Uno e Mobi Marcelo Brandt/G1 Porém, a Strada ficou mais refinada.

Sua versão topo de linha tem faróis de LED e uma central multimídia que pode espelhar conteúdo de smartphones sem a necessidade de cabos.

Cabine mais espaçosa No entanto, apesar dos novos equipamentos, a Strada deve se destacar por outras razões.

Ela é a primeira picape do segmento com uma cabine dupla de 4 portas e 5 lugares.

Até então, a própria Strada só tinha 3 portas, enquanto a rival, Saveiro, mesmo na cabine dupla, tinha 2 portas – e 4 lugares.

Isso significa o fim do aperto para quem vai na segunda fileira.

Nova geração da Fiat Strada tem mais espaço no banco traseiro Divulgação Na segunda geração, a Fiat resolveu aposentar a carroceria com cabine estendida, que, segundo a marca, representava apenas 6% das vendas.

Porém, promoveu um considerável aumento no espaço interno na cabine simples.

Apesar de ter metade dos 300 litros da antiga cabine estendida, a nova simples, agora chamada de Plus, tem 150 litros de espaço atrás dos bancos, o dobro da geração anterior. O espaço na caçamba, porém, melhorou muito.

Veja abaixo: Nova Strada com cabine simples – 1.354 litros e 720 kg Strada atual com cabine simples – 1.220 litros e 705 kg Strada atual com cabine estendida – 910 litros 685 kg Motores Nova geração da Fiat Strada Marcelo Brandt/G1 Apesar de ter sido totalmente renovada, a Strada vai manter, na versão Endurance, o antigo motor 1.4 Fire, que entrega 88 cavalos.

Para Herlander Zola, diretor da Fiat, o propulsor atende às necessidades do público da Strada.

“A Strada 1.4 é muito representativa da versão atual, isso indica que os clientes estão satisfeitos, por isso a decisão de manter o atual”, disse.

Fiat Strada cabine simples Divulgação As demais configurações sairão de fábrica com um motor menor, só que mais moderno, potente e eficiente.

É o 1.3 Firefly, de 109 cv.

Ele substitui, de uma só vez, o 1.4 nas configurações intermediárias e o 1.8 de 139 cv na opção mais cara.

Apesar de ter menos potência, o 1.3 é bem mais econômico, sem perder tanto em desempenho. Fiat Strada muda depois de 2 décadas; G1 testou a nova picape